segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Refletindo o ensino de LP e a formação continuada

Pensar no ensino de Língua Materna requer uma reflexão bem profunda nos professores de Língua Portuguesa. Em primeiro lugar porque ao chegar à escolas os alunos já possuem muito conhecimento a cerca de sua língua, fazendo construções que são perfeitamente entendíveis por nós. Em segundo lugar , não há como negar que, como a própria linguística afirma , a língua é rica, distinta e diversificada.
Nesse sentido o ensino da língua torna-se, tanto para nós como professores como para os alunos, um fardo muito pesado e um obstáculo a ser vencido diariamente. Ainda estamos atrelados a gramática , que mesmo sendo negada , ainda dá status e seleciona como melhor , aqueles que a dominam. E , acredito ser esse o grande empasse a que somos submetidos como professores.
Não é atoa que nas escolas , os professores que mais buscam formação continuada são os que atuam na área de Língua Materna , pois sabemos que isso se faz necessário . Não podemos ficar de olhos fechados aos estudos que vem sendo desenvolvidos na área das línguas , negar esses fatos é de certa forma negar aos nossos alunos um ensino de melhor qualidade.
Espero um dia ver não somente os professores de Língua Materna , como também os demais integrantes de um grupo docente falando uma só língua, detendores de uma mesma visão , todos em prol da melhoria da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário